Fichamento:
Bourdieu,
Pierre. A excelência dos valores do
sistema de ensino francês. In: A economia das trocas simbólicas. S.P: Ed. Perspectiva, 2007.
- O
texto de Bourdieu mostra como o sistema de ensino, no caso o francês,
reproduz a hierarquia social vigente.
- O
sistema que alega utilizar-se da meritocracia, quando na verdade
fundamenta-se em “critérios sociais”. (BOURDIEU, p. 239)
- O
critério “meritocrático” tende a maquiar as desigualdades do próprio
sistema, ao não levar em conta a bagagem cultural trazida pelos diferentes
grupos sociais ou levando em conta somente os valores culturais dos grupos
privilegiados.
- Nos
grupos sociais elevados a precocidade é tida como positiva, e
a criança que tem um conhecimento elevado é vista como prodígio, sobre isso
Bourdieu diz que:
- “(...)
a precocidade é tão somente um dos mecanismos ideológicos pelos quais o
sistema educacional tende a transformar privilégios sociais em naturais e
não de nascimento.” (BOURDIEU, p.?)
- Nesse sentido, a escola reproduz o que os grupos privilegiados consideram relevante, a meritocracia então serve de respaldo para justificar os erros produzidos em sociedade para dentro do ambiente escolar. Fazendo isso ocorre uma desqualificação da cultura popular, trazendo a tona uma série de preconceitos no tratamento com os educandos, o que produz desigualdades em todos os âmbitos da vida dos mesmos.
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