sábado, 17 de agosto de 2013

Fichamento: Pierre Bourdieu - A excelência dos valores do ensino francês

Fichamento:

Bourdieu, Pierre. A excelência dos valores do sistema de ensino francês. In: A economia das trocas simbólicas. S.P: Ed. Perspectiva, 2007.

  • O texto de Bourdieu mostra como o sistema de ensino, no caso o francês, reproduz a hierarquia social vigente.

  • O sistema que alega utilizar-se da meritocracia, quando na verdade fundamenta-se em “critérios sociais”. (BOURDIEU, p. 239)

  • O critério “meritocrático” tende a maquiar as desigualdades do próprio sistema, ao não levar em conta a bagagem cultural trazida pelos diferentes grupos sociais ou levando em conta somente os valores culturais dos grupos privilegiados.

  • Nos grupos sociais elevados a precocidade é tida como positiva, e a criança que tem um conhecimento elevado é vista como prodígio, sobre isso Bourdieu diz que:

  • “(...) a precocidade é tão somente um dos mecanismos ideológicos pelos quais o sistema educacional tende a transformar privilégios sociais em naturais e não de nascimento.” (BOURDIEU, p.?)


  • Nesse sentido, a escola reproduz o que os grupos privilegiados consideram relevante, a meritocracia então serve de respaldo para justificar os erros produzidos em sociedade para dentro do ambiente escolar. Fazendo isso ocorre uma desqualificação da cultura popular, trazendo a tona uma série de preconceitos no tratamento com os educandos, o que produz desigualdades em todos os âmbitos da vida dos mesmos.

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